Tens razão, é deveras interessante este "mundo" e cheio de particularidades. Um pouco à semelhança das apostas mas talvez mais frio, distante e no entanto talvez muito emotivo... Mas pronto, introspecção filosófica de lado, acho que este modelos são demasiado complexos para realmente os percebermos. É um bocado como os infinitesimais... Perceber até se percebe, propriedades, efeitos, consequências, problemas, soluções... Agora encontrar o cerne do bicho, perceber realmente... Isso já faz espécie a muita cabeça. E era o que queria dizer. É sempre difícil encontrar todas as correlações e essas coisas que liguem por exemplo o indicador dos fractais do Bill Williams a uma média móvel de x períodos que tem que ser complementada com isto e aquilo e o outro mas só se não estiver a chover. É muito difícil uma só pessoa entender isto, daí muitas vezes estes sistemas terem vários co-autores (perfeitamente normal). E acredito profundamente que haja modelos que resultem (a curto-prazo apenas, se não houver mudanças) e que tenham uma razão lógica, estatística ou caótica para indicarem uma possibilidade de trade mas reconheço que é muito difícil alguém entender todos os indicadores usados e todas as relações que fazem o modelo. Acredito ainda mais no seguinte, se realmente se compreender o porquê e a mecânica de todo o sistema, seremos sempre melhores que o modelo (pelas capacidades humanas que referi em cima).
Adiante, o que quero dizer é que nós mal compreendemos a aplicação dos fractais no
Trading financeiro, não pode ser assim tão inegável a repetição de acontecimentos que nos faça correr atrás de sinais de semelhança. Tal como ainda não sabemos se de facto o PI é uma dízima infinita não-periódica. Até agora tem tido resultados consistentes mas o jogo está em aberto, uma vez que estamos a entrar no campo do desconhecido. Não vou acabar, até porque já vai num testamento (mais uma vez) e tenho imensas coisas muito mais desinteressantes para fazer. Prometo abrir um tópico só para se discutir isto, até porque estamos numa conversa que para mim está a ser interessante

Quanto à EVA, ainda não tive oportunidade sequer de fazer o download. Raios parta tanto trabalho para fazer. Assim que tiver visto umas posições desta "menina" dou-te uma opinião